domingo, 5 de junho de 2011
FESTA DO SENHOR DO BONFIM X BONFIM LIGHT
Paralelo aos festejos religiosos da Festa do Senhor do Bonfim, existe a festa "profana", marcada pela presença de barracas de comidas típicas e bebidas, da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da praia até o alto da Colina Sagrada. Baianos e turistas fazem a caminhada até o alto da colina em ritmo de festa.
Mas em 1998, a parte carnavalesca da festa sofreu uma intervenção imposta pela Prefeitura Municipal e pela Arquidiocese de Salvador que, numa tentativa de defender as tradições históricas da festa, promoveram um afastamento dos trios elétricos e caminhões de blocos alternativos que acompanhavam o cortejo desde a Avenida Contorno, muitas vezes sequer chegando à metade do percurso e de certa forma desviando e desvirtuando o caráter religioso do dia, promovendo um mini-carnaval com direito a todos os excessos que lhe são peculiares.
Como alternativa para os foliões e empresas envolvidas na promoção da parte profana da festa, empresários no meio do entretenimento baiano junto com a Prefeitura de Salvador criaram o Bonfim Light.
A festa que acontece todo ano no Bahia Marina, local privilegiado de Salvador, conta com cerca de 50 mil foliões, tornando-se um verdadeiro carnaval antecipado em Salvador.
O Bonfim Light virou um evento turístico, com altos investimentos e atraindo mais turistas do que a própria festa religiosa do Senhor do Bonfim. Um dos destaques da festa é a banda de axé baiana, Asa de Águia. Todo ano a banda tem presença marcada, sendo o anfitrião da Festa.
Os ingressos têm valores altíssimos que variam de R$ 100,00 (pista) até R$ 400,00, valor do camarote, na mão de cambistas.
Com a criação do Bonfim Light ouve uma melhora na festa profana, pois as pessoas até 1997 ficavam no meio da rua, bebiam, aconteciam muitas brigas, crimes, assaltos. Com o Bonfim Light amenizou um pouco a “baderna na rua”.
Só que o Bonfim Light trouxe para a tradicional festa do Senhor do Bonfim um grande problema: a desvalorização dos jovens de Salvador, pelo padroeiro de sua cidade. Hoje os jovens de Salvador e turistas não dão importância a grandiosidade que é a Festa do Senhor do Bonfim e sim, ao Bonfim Light, onde estão as maiores bandas de axé da Bahia.
O Bonfim Light para os jovens, está marcado na agenda da cidade das festas pré-carnavalescas. Até turistas vem a Salvador, em busca de ver a banda Asa de Águia no Bonfim Light e não para conhecer a tradição do padroeiro baiano.
O que se vê hoje em dia na Festa do Senhor do Bonfim são as pessoas mais velhas, antigas, acompanhando a tradição de fé ao subir a colina sagrada e em contraposto os jovens participam da parte profana, que é o Bonfim Light.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário