domingo, 5 de junho de 2011
Breve histórico do Correio da Bahia
O Correio da Bahia é um jornal diário que circula em Salvador, fundado oficialmente por Antônio Carlos Magalhães em 20 de dezembro de 1978. Mas, o veículo começou a circular apenas em janeiro. Faz parte do mesmo grupo responsável pela Rede Bahia¹ de Televisão.
Em 2010, foi considerado o segundo na preferência dos leitores baianos, ficando atrás do jornal A Tarde². Segundo o IVC, o Correio da Bahia teve 34.681 de média de circulação por exemplar, uma alta de 77% em relação ao ano anterior. O aumento se iniciou com as mudanças. No final de agosto de 2008, quando passou a ser denominado de apenas Correio, o impresso foi redesenhado com uma reforma gráfica e editorial.
O formato do jornal passou de standard para berliner. Atualmente, apresenta conceitos mais modernos do jornalismo mundial, com páginas 100% coloridas e paginação contínua. A nova estrutura também se relaciona com o Correio da Bahia online, ou seja, em uma plataforma digital, o site www.correio24horas.com.br obtém o mesmo rigor editorial do impresso.
A primeira proposta editorial do impresso era de ser um jornal limpo, objetivo e honesto (TEIXEIRA apud Brito, 2006, p. 11). O objetivo nos primeiros anos de circulação era atrair leitores (público), com predominância de ilustração.
Nos primeiros meses de circulação, o jornal obteve tiragem de 36 mil exemplares por dia por seguir uma proposta de cobertura política discreta, buscando se firmar no mercado. Após a primeira mudança editorial, no final de 1979, o veículo passou por alterações, reduzindo a tiragem para 11 mil.
A imagem de ACM sempre foi muito forte. O Correio nasceu como porta voz do fundador do jornal, tendo como identidade marcante política e favorável às idéias e interesses dele, de acordo com o diretor de redação do jornal Demóstenes Teixeira (LIMA apud BRITO, 2006, p. 12). Para ACM, o objetivo era promover, abertamente, a imagem dos candidatos que eram filiados ao político.
O jornal passou por algumas mudanças ao longo dos anos. Com o intuito de abandonar a postura ofensiva adotada, no final dos anos 80, ocorreu a primeira. Em 1990, com a segunda alteração editorial, ampliou a cobertura para o nível nacional.
Com o slogan “acima de tudo informação”, em 1993, o Correio teve mais uma transformação editorial. Foi feita uma campanha em rádio, TV, jornais e outdoors, para atrair e agradar o público. Também foi lançado o caderno Folha da Bahia, composto com matérias sobre arte, cultura e lazer. O objetivo era oferecer novas opções aos leitores, além de se fortalecer no mercado da Bahia. (TEIXEIRA apud Brito, 2006, p. 13).
¹Rede Bahia é um grupo empresarial composto por 14 empresas, que atua dentro e fora do Estado nas áreas Mídia, Conteúdo e Entretenimento, Desenvolvimento de Novos Negócios, além do setor de Construção Civil.
²O jornal A Tarde foi fundado em outubro de 1912. Obteve uma média de 42,2 mil exemplares, no consolidado do ano de 2010, de acordo com o IVC, ficando em primeiro lugar em circulação na Bahia até agosto.
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